sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Grilo

   Grilo (do latim grillus) é designação comum dos insetos ortópteros, subordem ensífera, que constituem a família dos gryllidae ou grilídeos, que possuem, além de longas antenas filisifórmes, órgãos auditivos para perceber os sons que produzem com possantes estriduladores situados nas suas asas anteriores.
   Somente os grilos machos produzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Para tanto, os machos possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra.
   Assim cada espécie produz um canto peculiar que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.
   A fêmea possui um longo órgão ovopositor característico. Estes insetos são onívoros terrestres e noturnos. Cavam no solo orifícios com até meio metro de profundidade que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.
   Existem cerca de 900 espécies de grilos ao redor do mundo e muitas vezes estes são confundidos com os gafanhotos, dos quais são bem diferentes, embora aparentados. Os grilos têm a anatomia parecida com a do escorpião.
   O canto do grilo, serve para atrair a fêmea para que tais copulem.
   Sua principal alimentação é de folhas.
Grilo-doméstico (Acheta domesticus)
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Subordem: Ensifera

Nenhum comentário:

Postar um comentário