quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Barata-Australiana

   A barata-australiana (Periplaneta australasiae) é uma espécie de barata de cor marrom, dotada de asas e de aspecto semelhante a barata americana, tanto que elas são facilmente confundidas. Contudo, a australiana é menor que a barata americana (medindo em média 3,5 cm), tem uma margem amarela no tórax e listras amarelas nos lados das bases das asas. 
   Apesar de seu nome, a barata-australiana tem sua origem na Ásia e é bem comum no sul dos Estados Unidos e em regiões de clima tropical, podendo ser encontrada em diversos lugares do mundo, para onde acaba acidentalmente transportada em traslados comerciais, geralmente de alimentos. A barata-australiana é freqüentemente encontrada entre cachos de banana importados, estufas e outras fontes de calor (artificial ou não). Em virtude da movimentação de alimentos importados nos portos americanos, as regiões e estados costeiros são os que possuem as maiores populações de baratas-australianas em todo o país, fato que se mostra mais evidente na Flórida e na Califórnia (onde vivem no perímetro de edifícios e são uma das espécies mais comuns de baratas).
   A barata-australiana, até pelo fato de ser um invertebrado de hábitos noturnos, prefere climas mais quentes e não é tolerante ao frio, a menos que esteja vivendo em lugares fechados. Geralmente não encontra problemas para se adaptar a condições úmidas e consegue tolerar condições de seca moderada.
   A barata pode entrar em lugares fechados, como casas e estabelecimentos comerciais, para procurar alimento ou para viver. Porém, em dias quentes a tendência é que fique ao aberto e só entre em lugares fechados para procurar comida.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria
Família: Blattidae
Género: Periplaneta
Espécie: P. australasiae

Nenhum comentário:

Postar um comentário