Sua distribuição é cosmopolita e é totalmente democrática em sua escolha das vítimas. A prevalência é global é de aproximadamente 300 milhões de casos.
A fêmea é maior que o macho e tem um pouco menos que 0,5 mm de comprimento. Possuem quatro pares de patas quando adultos e três pares quando larva. São parasitas obrigatórios, têm seu corpo dividido em gnatossoma (rostral) e idiossoma (caudal). Não possuem espiráculo respiratório (a troca gasosa ocorre pela pele).
Tem corpo pequeno e globoso (0,2 – 0,5 mm), possui patas curtas, ideossoma com estrias transversais, espinhos em formato triangular no dorso, apódema em “Y” e ânus terminal em relação à placa anal.
Em machos, os tarsos I, II e IV possuem ventosas em pedicelo não segmentado. Fêmeas apresentam ventosas nos tarsos I e II.
A postura das fêmeas (ovíparas) é feita em parcelas (enquanto a fêmea escava seu túnel, vai efetuando a postura dos ovos), abaixo da epiderme do hospedeiro, em galerias("túneis" escavados por fêmeas adultas), com incubação de três a cinco dias. A postura em parcelas e a diferença do período de incubação garantem que numa infestação gere larvas provenientes de uma mesma fêmea por até dois meses. Após esse período há a eclosão desses ovos, surgindo as larvas. Com o desenvolvimento das larvas, o ácaro passa ao estágio de ninfa [subdividido em dois instares (estágios) ninfais: protoninfa e tritoninfa]. Essa transformação de larva para ninfa pode ocorrer na “galeria” ( em que os ovos foram depositados) ou na pele.
A ninfa passa a adulto imaturos na pele. Após a fertilização, esses são considerados adultos (o ciclo dura em torno de dezessete dias). O adulto permanece sobre a pele para aumentar sua capacidade de transmissão.
Durante as trocas de fases, os ácaros sofrem ecdise ( muda da pele), possibilitando que esses cresçam.
As fêmeas adultas se ingurgitam se alimentando de linfa.
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Subclasse: Acarina
Ordem: Acaridida (Astigmata)
Subordem: Psoroptidia
Superfamília: Sarcoptoidea
Família: Sarcoptidae
Subfamília: Sarcoptinae
Gênero: Sarcoptes
Espécie: S. scabiei, S. scabiei var. equi, S. scabiei var. canis, S. scabiei var. suis, S. scabiei var. bovis, S. scabiei var. ovis, S. scabiei var. hominis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário